Cód: 057258 MS: 1123600240054

Daktarin Gel Oral 40g

Princípio Ativo

Nitrato de Miconazol

Visualizar Bula do medicamento
Preço válido para compras feitas pela internet. Imagem meramente ilustrativa. Daktarin Gel Oral 40g é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o farmacêutico. Leia a bula.
Selecione a Peso:
R$ 28,96 R$ 22,30
+ -
Comprar

Para a visualizar a bula do medicamento é necessário o programa ADOBE ACROBAT READER. Faça o download da bula o link ao lado:

Visualizar Arquivo

Se você não possui ADOBE ACROBAT READER, clique aqui para fazer o download

Bula

DAKTARIN GEL ORAL

Miconazol 2%

Forma farmacêutica e apresentação

Gel em bisnaga contendo 20 g e 40 g.

USO PEDIÁTRICO E ADULTO

Composição

Cada grama de gel contém :

Miconazol ......................................................................... 20 mg

Excipientes: amido pré-gelatinizado, sacarina sódica, polisorbato (20), aroma de laranja, aroma de cacau, álcool etílico, glicerina, água purificada.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Ação esperada do Medicamento

A melhora das lesões é observada progressivamente com o decorrer do tratamento.

Cuidados de Armazenamento

Conservar em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC).

Prazo de Validade

Verifique na embalagem externa se o produto obedece ao prazo de validade. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Pode ser prejudicial à sua saúde.

Gravidez e lactação

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados de Administração

Lavar bem as mãos antes de usar Daktarin® GEL ORAL. A aplicação do produto pode ser feita com o dedo indicador coberto por uma gaze ou com o auxílio de uma haste flexível recoberta com algodão (COTONETE*). Deve ser espalhada na parte interna da boca uma quantidade suficiente para cobrir toda a área afetada. No caso de adultos que usam dentaduras, elas devem ser retiradas à noite e escovadas com Daktarin® GEL ORAL.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento

Não interrompa o tratamento antes do completo desaparecimento dos sintomas.

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações Adversas

Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Em alguns pacientes podem ocorrer náusea, vômito ou diarréia. Em raros casos podem ser observadas reações alérgicas, que podem ser reconhecidas, por exemplo, pela irritação da pele e coceira. Neste caso pare de usar Daktarin® GEL ORAL e procure seu médico.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Interações com Outros Medicamentos

Se você utiliza Daktarin® GEL ORAL, você não deve usar certos produtos para alergia (terfenadina e astemizol), nem cisaprida (um medicamento usado para problemas digestivos).

Informe seu médico se você estiver tomando medicamentos para epilepsia, para diabetes ou anticoagulantes (medicamentos que diminuem a coagulação do sangue), assim como ciclosporina ou tracolimus (medicamentos utilizados após transplantes), pois poderá ser necessário alterar a dose desses medicamentos.

Contra-indicações e Precauções

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

Bebês e crianças pequenas: Daktarin® gel oral é viscoso para garantir a sua permanência na boca o maior tempo possível. Importante: para que o gel não obstrua a garganta da criança e possa provocar sufocamento você deve tomar as seguintes precauções:

- divida em partes a quantidade a ser colocada na boca da criança - nunca coloque a quantidade total de uma vez

- coloque o gel na parte da frente da boca - nunca coloque na parte posterior, próximo da garganta.

Superdose

A ingestão acidental de uma quantidade maior de Daktarin® GEL ORAL não é prejudicial, mas você poderá apresentar vômito e diarréia. Procure seu médico para obter orientação adequada.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

O Daktarin® GEL ORAL (miconazol) é um derivado imidazólico, com potente atividade contra as diversas espécies de Candida, possuindo também atividade antifúngica contra dermatófitos e outras leveduras.

Sua atividade é baseada na inibição da biossíntese do ergosterol na célula fúngica o que ocasiona necrose e morte celular. A biodisponibilidade do miconazol quando ingerido por via oral é baixa, pois a absorção no trato intestinal é mínima.

INDICAÇÕES

Tratamento da candidíase da cavidade bucofaríngea.

CONTRA-INDICAÇÕES

- HIPERSENSIBILIDADE AO MICONAZOL OU A QUALQUER OUTRO COMPONENTE DE SUA FÓRMULA.

- DISFUNÇÃO HEPÁTICA.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS

SE O USO CONCOMITANTE DE Daktarin® GEL ORAL E ANTICOAGULANTES FOR NECESSÁRIO, DEVE SER REALIZADO CUIDADOSAMENTE, CONTROLANDO-SE O EFEITO DO ANTICOAGULANTE.

É ACONSELHÁVEL CONTROLAR OS NÍVEIS DE MICONAZOL E FENITOÍNA, CASO ELES SEJEM UTILIZADOS AO MESMO TEMPO.

ESPECIALMENTE EM LACTENTES E CRIANÇAS PEQUENAS, É NECESSÁRIO RECOMENDAR CUIDADO, A FIM DE GARANTIR QUE O GEL NÃO OBSTRUA A GARGANTA. ASSIM, O GEL NÃO DEVE SER APLICADO NA PARTE POSTERIOR PRÓXIMO DA GARGANTA E A DOSE TOTAL DEVE SER DIVIDIDA EM PORÇÕES MENORES. OBSERVE O PACIENTE QUANTO A POSSÍVEL SUFOCAMENTO.

Gravidez e lactação

EMBORA NENHUM EFEITO EMBRIOTÓXICO OU TERATOGÊNICO TENHA SIDO OBSERVADO NOS ESTUDOS CONDUZIDOS EM ANIMAIS, Daktarin® GEL ORAL SÓ DEVE SER UTILIZADO DURANTE A GRAVIDEZ QUANDO ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO.

NÃO HÁ DADOS DISPONÍVEIS SOBRE A EXCREÇÃO DO MICONAZOL NO LEITE HUMANO; DESTA FORMA, O MICONAZOL DEVERÁ SER USADO EM LACTANTES COM CAUTELA.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

MICONAZOL PODE INIBIR O METABOLISMO DE DROGAS METABOLIZADAS PELO CITOCROMO 3A E PELO SISTEMA DE ENZIMAS 2C9. ISTO PODE RESULTAR EM UM AUMENTO E/OU PROLONGAMENTO DE SEUS EFEITOS, INCLUINDO EFEITOS COLATERAIS.

EXEMPLOS:

- TERFENADINA, ASTEMIZOL E CISAPRIDA. EM ESTUDOS IN VITRO FOI VERIFICADO INIBIÇÃO DO METABOLISMO DESTAS DROGAS PELO MICONAZOL; PORTANTO ELAS NÃO DEVEM SER UTILIZADAS EM PACIENTES EM TRATAMENTO COM DAKTARIN® GEL ORAL.

- ANTICOAGULANTES ORAIS, HIPOGLICEMIANTES ORAIS, FENITOÍNA, CICLOSPORINA E, POSSIVELMENTE, TACROLIMUS. A DOSE DESTAS DROGAS DEVE SER REDUZIDA, SE NECESSÁRIO, QUANDO ELAS FOREM ADMINISTRADAS CONCOMITANTEMENTE COM MICONAZOL.

REAÇÕES ADVERSAS

EM ALGUNS PACIENTES PODEM OCORRER DESCONFORTOS GASTROINTESTINAIS, TAIS COMO: NÁUSEAS, VÔMITOS OU DIARRÉIA. EM CASOS RAROS PODEM SER OBSERVADAS REAÇÕES ALÉRGICAS.

FORAM RELATADOS CASOS ISOLADOS DE HEPATITE. NO ENTANTO, NÃO FORAM ESTABELECIDAS RELAÇÕES COM O USO DE Daktarin® GEL ORAL.

POSOLOGIA

Aplicar Daktarin® GEL ORAL sobre a área afetada, quatro vezes ao dia. A aplicação pode ser feita com o auxílio de uma haste flexível recoberta com algodão (COTONETE*) ou de uma gaze enrolada no dedo indicador. Deve-se espalhar uniformemente a quantidade de gel necessária para cobrir toda a área da mucosa bucal afetada. O tratamento deve ser mantido até o completo desaparecimento das lesões, o que ocorre em média, após uma semana. Alguns pacientes podem necessitar um período mais prolongado de terapêutica. Quando se tratar de adultos que usam próteses dentárias, estas deverão ser retiradas à noite e escovadas com Daktarin® GEL ORAL.

SUPERDOSE

EM CASO DE SUPERDOSE ACIDENTAL PODEM OCORRER VÔMITOS E DIARRÉIA. COMO O MICONAZOL É POUCO ABSORVIDO NÃO SÃO ESPERADOS EFEITOS CARDÍACOS OU RELACIONADOS AO SISTEMA NERVOSO CENTRAL.

NÃO EXISTE ANTÍDOTO ESPECÍFICO PARA O MICONAZOL. O TRATAMENTO É SINTOMÁTICO E DE SUPORTE.

Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

Reg. MS - 1.1236.0024

Resp. Tec. Farm.: Roberto Araki CRF-SP Nº.6177.

No. do lote, Data de Fabricação e Prazo de Validade: Vide Cartucho.

JANSSEN-CILAG FARMACÊUTICA LTDA.

Rod. PresidenteDutra, km 154 - São José dos Campos - SP

CNPJ 51.780.468/0002-68

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Indústria Brasileira

Marca Registrada