TOPO | D+1 200217
Faça o login ou cadastre-se
×

selo produto
Cód: 030511 MS: 1057500390011

Efurix Creme 15g

Princípio Ativo

Fluorouracila

Visualizar Bula do medicamento
Preço válido para compras feitas pela internet. Imagem meramente ilustrativa.
Insira o CRM do Médico:  
Venda sob prescrição médica.
Selecione a Peso:
R$ 16,34 R$ 12,58
+ -
Comprar

EFURIX

(Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A.)

Composição

O creme de Efurix® tem como princípio ativo 5% de 5 fluoro uracil em suspensão em uma base emulsionada água óleo. O 5 fluoro uracil é uma pirimidina fluorada do grupo dos antimetabólitos.

Informações técnicas

Propriedades

Por suas propriedades citostáticas, Efurix® exerce efeitos terapêuticos benéficos sobre certas afecções cutâneas pré neoplásicas e neoplásicas. Em seguida à aplicação tópica sobre essas lesões, a ação do 5 fluoro uracil produz as seguintes alterações sucessivas: eritema, vesiculação, erosão, ulceração, e epitelização. Tais fenômenos fazem parte do processo terapêutico e convém cientificar o paciente a respeito. Uma interessante propriedade do Efurix®, com aplicações diagnósticas, é a produção de eritema em áreas aparentemente sadias mas em início de processo pré neoplásico ou neoplásico, revelando assim precocemente lesões que poderão ser tratadas com mais facilidade.

Indicações

Ceratose solar ou ceratose senil, doença de Bowen, epiteliomas baso celulares superficiais simples ou múltiplos, lesões pré malignas e epiteliomas, baso celulares superficiais em áreas de radiodermite crônica. Habitualmente, Efurix® não age sobre os epiteliomas espino celulares.

Contra indicações

O emprego de Efurix® creme é contra indicado em pacientes grávidas ou nas quais seja impossível excluir com certeza a possibilidade de gravidez. Efurix® creme não deve ser usado em pacientes hipersensíveis ao 5 fluoro uracil.

Registro no MS

0100.0024

Farmacêutico responsável

Paulo Roberto Napp

CRF-RJ Cart. 2154

Nome genérico

Fluorouracil

Tolerabilidade

Efurix® creme é bem tolerado. A região sã da pele, limítrofe com a lesão tratada, pode se tornar avermelhada. Essa reação desaparece muito rapidamente com o término do tratamento.

Atenção

Nota:

Efurix® não deve ser colocado em contato direto com as mucosas e com os olhos. Convém lavar cuidadosamente as mãos depois da aplicação do Efurix® creme.

Apresentação

Creme a 5% (bisnaga) - 15 g

CITOSTÁTICO DE USO TÓPICO PARA O TRATAMENTO DAS AFECÇÕES CUTÂNEAS PRÉ-NEOPLÁSICAS E NEOPLÁSICAS

Administração

Efurix® deve ser usado sob supervisão médica. Em princípio, o tratamento das ceratoses senil e solar requer uma ou duas aplicações diárias em camada fina, geralmente sem ser necessário o curativo oclusivo. Para as outras afecções, é aconselhável o uso do curativo oclusivo renovado diariamente. Igualmente, deve se proceder dessa forma nos casos de ceratose palmar. Nos pacientes com epitelioma baso celular, o tratamento deve ser continuado até à fase de ulceração. Nas outras afecções, apenas até o estágio de erosão. Em princípio, a duração do tratamento é de 3 a 4 semanas. Em certos casos, pode ser necessário prolongá lo por mais tempo.

Limitação da área tratada

A superfície cutânea tratada com Efurix® não deve ser maior que 500 cm2 (aproximadamente 23x23 cm). Se a afecção atingir uma área maior, é conveniente escalonar o tratamento por zonas.