Cód: 031445 MS: 1002500310104

Psorex Loção Capilar 50g

Princípio Ativo

Propionato de Clobetasol

Visualizar Bula do medicamento
Preço válido para compras feitas pela internet. Imagem meramente ilustrativa. Venda sob prescrição médica.
Selecione a Peso:
R$ 41,18 R$ 32,12
+ -
Comprar

Para a visualizar a bula do medicamento é necessário o programa ADOBE ACROBAT READER. Faça o download da bula o link ao lado:

Visualizar Arquivo

Se você não possui ADOBE ACROBAT READER, clique aqui para fazer o download

Bula

PSOREX CAPILAR®

17- Propionato de clobetasol

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

PSOREX® CAPILAR é apresentado sob a forma de uma solução transparente, levemente gelatinosa, de propionato de clobetasol a 0,05% p/p.

O excipiente contém álcool isopropílico a 50%, o qual possui atividade antibacteriana. O produto é acondicionado em frascos plásticos, contendo 30 ou 50 gramas de solução.

COMPOSIÇÃO

Solução contendo por grama:

17-propionato de clobetasol...................................................0,5mg

Excipientes: (Carbopol 934, Álcool isopropílico, Hidróxido de sódio,

Água purificada q.s.p. ................................................................ 1g

USO ADULTO E EM CRIANÇAS A PARTIR DE 12 ANOS

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Ação esperada do medicamento: PSOREX® CAPILAR está indicado para o tratamento de dermatoses eritêmato-descamativas que respondam a esteróides tópicos.

Cuidados de armazenamento: Mantenha o produto em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15-30°C) e protegido da luz.

Prazo de validade: O prazo de validade é de 18 meses, contados a partir da data de fabricação, que encontra-se impressa na embalagem externa do produto, juntamente com o número de lote. Não utilize medicamentos que estejam fora do prazo de validade pois o efeito desejado pode não ser obtido.

Gravidez e lactação: Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez ou se está amamentando na vigência do tratamento ou após o seu término.

Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Evite que o produto entre em contato com os olhos. Não aplique o produto próximo ao fogo; o excipiente é inflamável.

Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Reações adversas: Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis tais como os sinais e sintomas do excesso de hormônios da adrenal (aparecimento de acne, aumento da pressão arterial, aparecimento de estrias, adelgaçamento da pele, inchações, especialmente na face e tronco, ganho de peso inesperado, dor óssea, catarata, glaucoma, enxaqueca...). Estas reações ocorrem, tipicamente, em casos de tratamento prolongado e em áreas extensas.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DE CRIANÇAS.

Uso concomitante com outras substâncias: Informe ao seu médico sobre qualquer outro medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.

Contra-indicações e precauções: O uso de PSOREX® CAPILAR é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer dos componentes da fórmula. PSOREX® CAPILAR não deve ser usado em infecções do couro cabeludo e em crianças menores de 12 anos.

Habilidade de dirigir e operar máquinas: Atualmente não existem dados disponíveis que sugiram que PSOREX® CAPILAR influencie a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas. Não se espera que PSOREX ® CAPILAR tenha qualquer efeito sobre tais ações.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

O propionato de clobetasol é um glicocorticosteróide sintético, esterificado na posição 17, e dotado de potente ação glicocorticóide e mineralocorticóide.

Características

Propriedades farmacodinâmicas : O efeito principal do propionato de clobetasol na pele é uma resposta anti-inflamatória não específica, resultado de uma vasoconstricção e diminuição na síntese de colágeno.

Propriedades farmacocinéticas: A penetração percutânea do propionato de clobetasol varia entre indivíduos e pode ser aumentada pelo uso de curativos oclusivos ou quando a pele está inflamada ou doente.

Após absorção cutânea do propionato de clobetasol, a droga, provavelmente, segue o caminho metabólico dos corticosteróides administrados sistematicamente. Entretanto, o metabolismo sistêmico do clobetasol ainda não foi completamente caracterizado ou quantificado.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS

No tratamento tópico de dermatoses do couro cabeludo tais como: psoríase (excluindo a forma em placa disseminada), eczemas recalcitrantes, líquen plano, lúpus eritematoso discóide e outras dermatites que não respondem satisfatoriamente a esteróides menos potentes.

CONTRA-INDICAÇÕES

O uso de PSOREX® CAPILAR é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula.

PSOREX® CAPILAR é contra-indicado no tratamento de dermatoses em crianças menores de 12 anos de idade, incluindo dermatites, infecções do couro cabeludo, lesões de pele de etiologia virótica, cirúrgica e lesões ulcerosas.

PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS

Esteróides tópicos podem ser perigosos na psoríase por uma série de razões, incluindo recidivas agravadas, desenvolvimento de tolerância, risco de psoríase pustular generalizada e desenvolvimento de toxicidade local ou sistêmica devido a uma insuficiência da barreira dérmica. Se usado na psoríase, deve ser feito um acompanhamento cuidadoso do paciente.

Evitar que a solução entre em contato com os olhos. O tratamento não deve ser prolongado, especialmente em crianças, pois há o risco de ocorrência de supressão adrenal, mesmo sem oclusão. O desenvolvimento de infecções secundárias exige a interrupção de qualquer corticoterapia tópica e a instituição de tratamento adequado antiinfeccioso. Infecções bacterianas são estimuladas pelo aquecimento, condições de umidade induzidas por curativos oclusivos, e então, a pele deve ser limpa anteriormente à aplicação de um novo curativo.

Gravidez e lactação: A aplicação tópica de corticosteróides a animais prenhes pode desencadear anormalidades fetais. Ainda que a relevância de tal achado não tenha sido estabelecida para seres humanos, é aconselhável não utilizar esteróides tópicos em proporções substanciais ou por períodos prolongados, durante a gestação. A segurança do uso de propionato de clobetasol durante a lactação não está estabelecida.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS E OUTRAS FORMAS DE INTERAÇÃO

Não são conhecidas interações relevantes.

REAÇÕES ADVERSAS

As preparações de PSOREX ® CAPILAR são geralmente bem toleradas. Todavia, caso ocorram manifestações de hipersensibilidade, a aplicação deve ser interrompida de imediato.

A exemplo de outros corticosteróides tópicos, a aplicação a longo prazo pode provocar atrofia local. No tratamento de áreas extensas ou no uso prolongado de grandes quantidades, a absorção sistêmica pode ser suficiente para produzir sinais de hipercortisolismo. Este efeito é mais provável acontecer em crianças ou se curativos oclusivos forem utilizados. Admite-se que, em alguns casos, o tratamento da psoríase com corticosteróides (ou a sua interrupção) possa provocar a forma pustular da doença.

POSOLOGIA

Aplicar pequena quantidade da solução sobre a região afetada, pela manhã e à noite. A exemplo dos demais esteróides tópicos de alta potência, a terapia deve ser descontinuada tão logo se obtenha controle do caso. Diante da necessidade de tratamento contínuo, utilizar preparações menos potentes.

Pacientes idosos: Não existe a necessidade de ajuste da dose em pacientes idosos.

SUPERDOSAGEM

Casos de superdosagem aguda são pouco prováveis de ocorrer. Entretanto, em casos de superdosagem aguda ou uso inadequado, sinais de hipercortisolismo podem aparecer e, nestas situações, o uso de esteróides tópicos deve ser descontinuado gradualmente. Entretanto, devido ao risco de supressão adrenal aguda, esta descontinuação deve ser feita sob supervisão médica.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

GLAXO WELLCOME S.A.

Estrada dos Bandeirantes, 8464 - Rio de Janeiro - RJ

CNPJ nº: 33.172.560/0001-82

Indústria Brasileira

MS: 1.0025.0031

Farm. Resp.: Dr. Milton de Oliveira CRF-RJ nº 5522

Fabricado por: Glaxo Wellcome S.A.

(Indústria Argentina)

Central de Atendimento ao Cliente GlaxoWellcome

0800-266001